Quem Somos

O Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade – é um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, situado no Campus Universitário da Trindade, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e sob a coordenação conjunta dos Professores Gregório Jean Varvakis Rados PhD e Paulo Mauricio Selig Dr.

A Equipe atual do NGS conta com doutorandos, mestrandos e graduandos de diversas áreas do formação: engenharias, economia, administração, sociologia, design, comunicação, ciência da computação e sistemas de informação, que trabalham em conjunto sobre várias óticas de análise nas áreas de pesquisa do grupo. Conheça também os Ex-colaboradores que fizeram parte da equipe e que desenvolvem suas atividades nos mais diversos setores da indústria e academia como Doutores, Mestres e Graduados.

Esta diversidade de formações na equipe, possibilita ao NGS desenvolver projetos e pesquisas desde um foco interdisciplinar, garantindo a incorporação dos conhecimentos especialistas da cada área para a obtenção dos melhores benefícios e resultados possíveis junto a nossos parceiros.

Assim, o NGS oferece soluções e desenvolve pesquisas para organizações prestadoras de serviços dos setores público e privado, identificando tarefas e processos com base na metodologia da gestão de processos  e mapeando os fluxos de informação e conhecimento necessários para a melhoria do desempenho da organização.

Para isto, a pesquisa e desenvolvimento do NGS apoia-se em três pilares:

– a gestão de processos e serviços,

– a gestão do capital intelectual e

– a gestão do conhecimento.

A prestação de serviços têm crescido significativamente nas últimas décadas, ganhando maior relevância como atividade econômica ao ponto de representar mais do 80% do PIB na maioria dos países do mundo. Contudo, as características próprias dos serviços fazem com que a sua gestão seja necessariamente diferente a da manufatura, exigindo soluções que ajudem a otimizar os serviços entregues aos clientes.

Neste sentido, a metodologia de gestão de processos possibilita melhorar o desempenho de uma organização prestadora de serviços com base na definição, análise e gerenciamento dos processos envolvidos na produção do serviço. Processos que na maioria dos casos são complexos pois consideram um conjunto significativo de atores (humanos e computacionais) bem  como um conjunto de recursos intangíveis inerentes ao serviço, como o conhecimento tácito e explícito.

Assim, a complexidade nos processos atribuída ao conhecimento tácito e explícito pode ser reduzida quando se utilizam métodos e técnicas de gestão do conhecimento aliadas à gestão de processos. A sistematização do conhecimento possibilita uma gestão mais robusta com foco no cliente e facilita o fluxo de informação e conhecimento dentro da produção e consumo do serviço.

Principais Clientes e Parceiros Acadêmicos e Institucionais

Dentre os principais clientes do NGS nos últimos anos, podem-se mencionar às Centráis Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras, o Banco do Brasil e o Banco do Estado de Santa Catarina (BESC).

Dentre os principais parceiros acadêmicos e institucionais no exterior têm-se o Grupo Spirit da University of Hagen (Alemanha), o Research on Research Group da Duke University (Estados Unidos), a Organización Universitaria Interamericana – OUI.