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Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

No modelo atual de negócios, o conhecimento é um dos principais fatores chave – se não o principal – para melhorar o desempenho das organizações. Na produção de serviços, existe um alto impacto do conhecimento  que se encontra embutido nas pessoas e nos processos do sistema.

Contudo, sendo o conhecimento um ativo intangível, exigem-se mecanismos de gerenciamento mais sofisticados que possibilitem garantir o fluxo de conhecimento dentro e fora da organização, incentivar a criação e geração de conhecimento e oferecer mecanismos para disseminá-lo e utilizá-lo.

Dessa forma, nesta linha de pesquisa o NGS oferece soluções de gestão apoiadas na criação, disseminação e uso do conhecimento, visualizando à organização como um conjunto ou coleção de processos visando a produção de serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes.

A criação de conhecimento se preocupa com os mecanismos pelos quais a organização de serviços gera novo conhecimento, de forma que o conhecimento individual passa para o grupo e logo para a organização.

Na disseminação de conhecimento, utilizam-se ferramentas de mapeamento de processos e atividades da organização, com especial atenção a processos intensivos em conhecimento, aqueles que se apoiam fundamentalmente no conhecimento como recurso para serem executados.  Utilizam-se também mecanismos e tecnologías de informação e comunicação para ajudar na disseminação e se estudam quais são os mecanismos com melhores resultados para facilitar os fluxos de informação e conhecimento.

Por fim, o uso do conhecimento serve para pôr em prática todo o conhecimento criado e disseminado. A forma de tangibilizar esta utilização é por meio da inovação que deve acontecer na empresa de forma contínua e que a ajuda a se manter competitiva. Neste sentido, utilizam-se ferramentas de avaliação e mensuração de indicadores que ajudam a acompanhar e verificar o impacto do uso do conhecimento no desempenho da organização.

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