Blog Post

Áreas de Atuação e Linhas de Pesquisa

O Núcleo de Gestão para Sustentabilidade – NGS entende que na atualidade o conhecimento é o elemento fundamental para geração de vantagens competitivas que sustentem uma organização no longo prazo. Assim, o NGS oferece soluções e desenvolve pesquisas para organizações prestadoras de serviços dos setores público e privado, identificando tarefas e processos com base na metodologia da gestão de processos  e mapeando os fluxos de informação e conhecimento necessários para a melhoria do desempenho da organização.

Para isto, a pesquisa e desenvolvimento do NGS apoia-se em três pilares:

A prestação de serviços têm crescido significativamente nas últimas décadas, ganhando maior relevância como atividade econômica ao ponto de representar mais do 80% do PIB na maioria dos países do mundo. Contudo, as características próprias dos serviços fazem com que a sua gestão seja necessariamente diferente a da manufatura, exigindo soluções que ajudem a otimizar os serviços entregues aos clientes.

Neste sentido, a metodologia de gestão de processos possibilita melhorar o desempenho de uma organização prestadora de serviços com base na definição, análise e gerenciamento dos processos envolvidos na produção do serviço. Processos que na maioria dos casos são complexos pois consideram um conjunto significativo de atores (humanos e computacionais) bem  como um conjunto de recursos intangíveis inerentes ao serviço, como o conhecimento tácito e explícito.

Assim, a complexidade nos processos atribuída ao conhecimento tácito e explícito pode ser reduzida quando se utilizam métodos e técnicas de gestão do conhecimento aliadas à gestão de processos. A sistematização do conhecimento possibilita uma gestão mais robusta com foco no cliente e facilita o fluxo de informação e conhecimento dentro da produção e consumo do serviço.

Related Posts