2005 – Decisões de Terceirização e as Práticas em Gestão do Fator Humano: Análise nas Grandes Indústrias Cearenses de Confecção

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e apresentar as motivações que sustentam as decisões de terceirização nas empresas de confecção do Estado do Ceará e avaliar qualitativamente as práticas da gestão do fator humano terceirizado. Inicialmente, foram feitas abordagens teóricas tais como: organizações em rede e terceirização estratégica; estratégia empresarial e gestão do fator humano; indústria têxtil e o setor de confecção. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo, com a aplicação de dois questionários semi-estruturados e uma entrevista por pauta, junto às grandes empresas de confecção do Ceará. Em seguida, as informações coletadas foram tratadas quantitativa e qualitativamente, sendo para isso utilizado o modelo de reversibilidade. A pesquisa permitiu constatar que as decisões de terceirização nas empresas pesquisadas têm alcance limitado pela incapacidade de reduzir custos e pelo comprometimento da qualidade. Onde a terceirização se afirma com força, assume uma conotação custos, com prejuízos para a qualidade. Neste caso, a fragilidade das técnicas da gestão do fator humano terceirizado é flagrante. Embora as decisões de terceirização se pautem, em geral, por critérios estratégicos, não fica evidente a congruência entre as referidas decisões e as práticas da gestão do fator humano terceirizado nas grandes indústrias cearenses de confecção. Acredita-se que os investimentos em tecnologias da gestão do trabalho terceirizado possam corrigir as disfunções percebidas.

DISSERTAÇÃO COMPLETA: Dissertacao_Mestrado_Leocadio

Souza, Leonardo Leocádio Coelho de. Decisões de terceirização e as práticas em gestão do

fator humano: análise nas grandes indústrias cearenses de confecção / Leonardo Leocádio Coelho de Souza. Fortaleza, 2005.

214 p.

Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade.

1. Terceirização – Confecção 2. Gestão do Fator Humano 3. Organizações em rede I. Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade II. Título.