2005 – AVALIAÇÃO ECONÔMICA EM TI: MÉTODOS E APLICAÇÕES NO AMBIENTE EMPRESARIAL

VILMAR GRÜTTNER 1 2; ADRIANE MENDES 1 3
1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário, Caixa Postal 476, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil
2 gruettner@egc.ufsc.br
3 adriane@ccb.ufsc.br

RESUMO:
Na maioria dos projetos de gestão do conhecimento, a tecnologia da informação (TI) tem uma importância estratégica, além de responder por uma parcela significativa dos custos. Avaliar corretamente os investimentos em TI torna-se então uma necessidade, não só pelo montante de investimentos, mas também por influir diretamente na viabilidade de um projeto de gestão do conhecimento. A tecnologia da informação provê a base tecnológica para a extração, o armazenamento e a utilização de informações dentro das empresas. Apesar do senso comum de que a TI pode gerar novos negócios e otimizar recursos, a mensuração objetiva e sistemática do retorno proporcionado pela implantação de sistemas é bastante difícil. Um dos pontos mais críticos é a avaliação dos benefícios, já que estes normalmente ocorrem em processos que também poderiam ter sido melhorados por outras ações que não a TI. Neste trabalho serão apresentados alguns métodos disponíveis para a avaliação dos investimentos em TI, bem como casos de aplicação direta dos mesmos.
Também serão abordados casos da utilização da TI visando redução de custos, geração de novos negócios e benefícios
intangíveis para as empresas.

Palavras-chave: tecnologia da informação; avaliação econômica, custos.

ASBTRACT:
ECONOMIC EVALUATION IN IT: METHODS AND ITS APLICATIONS IN BUSINESS: The information technology (IT) plays a strategic role in knowledge management projects, as well as receive a relevant part of the investments. In such situation, an evaluation of IT investments is not only a necessity, but extremely important due to its influence on the KM project viability. The IT structure provides the technological base to the information extraction, storage and use inside the organizations. It is almost common sense that IT may optimize resources and make easier to create new business, but an objective and systematic measurement of its benefits is very difficult once this benefits could have been obtained also through other process improvements. This paper discusses some investment evaluation methods applied to IT projects and shows some business cases in this field.

Keywords: information technology, economic evaluation, costs.

ARTIGO COMPLETO: GRUETTNER_MENDES_2005

PUBLICADO EM: KM Brasil 2005 São Paulo, Brasil.