2005 – PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS

VILMAR GRÜTTNER 1,2; LUIS A. GÓMEZ 1,3; GREGÓRIO VARVAKIS 1,4
1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário, Caixa Postal 476, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil
2 Diretoria de Controladoria, Banco do Brasil S.A.
Setor Bancário Sul – Ed. Sede III, 70073-901, Brasília, DF, Brasil
gruettner@bb.com.br
3 luis@ecv.ufsc.br
4 grego@deps.ufsc.br

RESUMO:
A gestão do conhecimento é hoje um dos campos de pesquisa mais promissores para as organizações, principalmente por concentrar sua atuação em uma área nem sempre adequadamente explorada: os ativos intangíveis de conhecimento. A capacidade de geração de benefícios intangíveis através da gestão do conhecimento tem sido facilmente percebida, o que nem sempre acontece com relação aos resultados financeiros em virtude da dificuldade de sua mensuração. Pesquisas realizadas nessa área indicam que esses resultados surgem de diversas formas, inclusive como redução de custos. Neste trabalho serão abordados alguns fatores chaves para o sucesso de iniciativas de gestão do conhecimento, bem como metodologias de mensuração de resultados. Além disso, também serão tratados os benefícios organizacionais responsáveis pela redução de custos e relatadas algumas experiências empresariais nesta área.

Palavras-chave: gestão do conhecimento; mensuração; redução de custos.

ABSTRACT:

KNOWLEDGE MANAGEMENT PERSPECTIVES FOR COST REDUCTION: Today, knowledge management is one of the most promising fields for organizations, mainly due to the current inefficient use and exploration of an organization’s intellectual assets. Its power to create intangible benefits is easily recognized, but it does not happen in terms of financial results because of its measurement difficulties. Surveys in this field show that these results may occur in many different ways – cost reduction is one of it. In this paper we study some of the questions relating to key success factors in KM initiatives, as well as some benefits measurement methods. The organizational benefits responsible for cost reductions and some case studies will be also discussed in this paper.

Keywords: knowledge management, measurement, cost reduction.

ARTIGO COMPLETO: GRUETTNER_GOMEZ_VARVAKIS_2005

PUBLICADO EM: KM Brasil 2005. São Paulo, Brasil.