2007 – Identificação de atividades intensivas em conhecimento em instituições financeiras: Uma proposta de método

GRÜTTNER SILVEIRA, Vilmar. Identificação de atividades intensivas em conhecimento em instituições financeiras: Uma proposta de método. Florianópolis, 2007. 116f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo: Em instituições financeiras o conhecimento é um fator central de sucesso. Gerenciar o conhecimento através do alinhamento dessas ações ao longo dos processos empresariais pode configurar-se como uma alternativa. Para tanto, uma das primeiras ações necessárias é a identificação das atividades e processos intensivos em conhecimento. Este trabalho propõe um método para essa identificação baseado em dados sobre as atividades e processos desenvolvidos pela instituição e indicadores sobre o corpo funcional apresentados por Sveiby. Esses dados, por sua vez, podem ser obtidos nas bases dos sistemas ABC presentes na maioria dos bancos e nos sistemas de recursos humanos. A mensuração da intensidade do conhecimento envolvido na execução de uma atividade, bem como do seu potencial para ações de gestão do conhecimento, é feita por meio de dois índices propostos no método. A aplicabilidade do método foi testada em uma instituição financeira brasileira de grande porte, em um universo de mais de 2100 atividades, apresentando resultados válidos  considerando a análise conceitual e a consistência dos dados obtidos, permitindo assim o estabelecimento de uma classificação de intensidade de uso do conhecimento nas atividades e processos. Dessa forma, o trabalho apresenta uma contribuição para facilitar e agilizar as fases iniciais de implantação de um projeto de gestão do conhecimento.

Abstract: Knowledge is a central success factor in financial institutions. Managing knowledge by aligning actions through the company’s business processes may be an option. In order to make it, one of the first actions is the identification of knowledge intensive activities and processes. This work proposes an identification method based in data about the developed activities and workforce indicators presented by Sveiby. This data may be obtained in ABC systems, which are present in many banks, and human resources systems. The evaluation of the knowledge intensity of an activity, as well as its potential for knowledge management actions, is made by two indexes proposed by the method. The applicability of this proposal was tested in a large Brazilian retail bank, in a universe of more then 2100 activities. The results were considered valid due to a conceptual analysis and consistency of obtained data. With it, the activities and processes were ranked according to its knowledge intensity. This way, this work presents a contribution to facilitate and speed up the initial phases of a knowledge management project.