2008 – Fluxos de Informação como suporte à tomada de decisões: Um modelo de análise

DÁVILA CALLE, Guillermo A. Fluxos de informação como suporte à tomada de decisões: um modelo de análise. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

Resumo: O presente estudo objetiva a construção e avaliação de um modelo de análise do uso da informação no processo decisório organizacional, que descreva as necessidades, a busca e o uso da informação a fim de dar suporte a esse processo. Contextualiza a problemática definindo a tomada de decisão como a conversão de estratégia em ação, sendo um processo intensivo em informação. Aborda, portanto, a importância do processo decisório nas organizações e a relação entre o sucesso das decisões e a competitividade da empresa. O modelo de análise objetivo deste estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória e descritiva. Inicialmente, visando uma melhor caracterização e entendimento do tema analisado, apresenta abordagens teóricas com referência: aos modelos decisórios, aos papéis decisórios dos executivos, aos fluxos de informação envolvidos no processo decisório, aos canais e fontes de informação, aos usos de informação, entre outros. Em seguida, realiza a análise conceitual, identificando dentre as informações coletadas aquelas que mais poderiam agregar valor ao modelo desenvolvido nesta pesquisa. Conseqüentemente, a análise da relação informação-processo decisório, e, por conseguinte, o modelo de análise produto da pesquisa, considera seis grandes categorias: os estilos decisórios, os papéis decisórios gerenciais, os determinantes das necessidades de informação no processo decisório, as fontes e canais de informação, a intensidade da busca e os usos de informação. Com base nessas categorias de análise, e utilizando uma empresa peruana de seguros como unidade de análise, verifica a aplicabilidade do modelo desenvolvido. A estratégia de verificação considera uma pesquisa do tipo sintética, com abordagem de análise quali-quantitativa dos dados coletados por meio de entrevistas e questionários semi-estruturados. O desenvolvimento da pesquisa permite apresentar as seguintes constatações: (1) O modelo de análise desenvolvido é uma ferramenta que permite representar e analisar adequadamente as necessidades, a busca e o uso da informação no processo decisório, e (2) A identificação, o detalhamento e a compreensão dos padrões de comportamento informacional dentro do processo decisório, permitirão o gerenciamento dos fluxos informacionais por meio de uma adequada seleção das fontes e canais em cada fase desse processo, maximizando assim a informação relevante em cada situação decisória, e conseqüentemente, possibilitarão uma melhoria na qualidade das decisões (processo e resultado).

Abstract: This study aims to develop a model that describes information needs, search and use in order to support organizational decision making. The problem is contextualized by defining decision making as an information-intensive process that converts strategy into action. In this sense, this research approaches the importance of decision processes as well as the relationship between decision success and business competitiveness. The model was based on an exploratory-descriptive bibliographical review. First, literature regarding decision models, managerial decision roles, information flows involved in decision-making processes, channels and sources of information and information use, were reviewed. Next, a conceptual analysis was made, in order to identify the more valuable information for the research. Consequently, the analysis model considered six categories: managerial decision roles, decision styles, information needs determinants, information channels and sources, amount of scanning and information uses. The validation strategy considered a synthetic–type research, with semi-structured surveys and interviews data collection and a quali-quantitative analysis approach in a medium-sized peruvian insurance company. The research concludes with the following considerations: (1) the analysis model developed is a tool that adequately represents and analyzes information needs, search and uses in decision processes, and (2) that information-behavior’s identification, detailing and understanding in decision processes allow the management of information flows through adequate channel and source selection in each phase of the process, maximizing the amount of relevant information for each decision situation and consequently, improving the quality of decisions (process and outcomes).