Blog Post

Acessibilidade física na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

O objetivo geral da pesquisa foi verificar as condições de acessibilidade física da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Araranguá. Para análise foi utilizado parte do Instrumento de avaliação das condições de acessibilidade em bibliotecas (checklist), desenvolvido por Nicoletti (2010). Os resultados sobre acessibilidade arquitetônica demonstraram que a Biblioteca não atende a todos os critérios estabelecidos, destacando-se negativamente a inexistência de rampas ou elevadores acessíveis. A análise da acessibilidade do mobiliário e equipamentos revelou que a disposição do mobiliário e dos equipamentos da Biblioteca atende a maioria dos critérios estabelecidos, destacando-se positivamente a categoria “computadores/terminais de consulta”. Diante da análise, conclui-se que a Biblioteca não disponibiliza aos seus usuários um ambiente físico totalmente acessível.

Referência: CAVALCANTI, C. O. P.; GARCIA, R. I.; VARVAKIS, G. Acessibilidade física na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá. Revista ACB (Florianópolis), v. 20, p. 483-499, 2015.

Artigo completo: Acessibilidade física na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá

Related Posts