Blog Post

Comunidades de prática no espaço rural construindo e compartilhando conhecimentos sobre a atividade agropecuária

Analisou-se neste trabalho o emprego de comunidades de prática (CPs) formadas por agricultores visando à construção coletiva e o compartilhamento de saberes relacionados a processos de produção agropecuária. As CPs são consideradas meios adequados para uma eficiente troca de experiências e de conhecimento tácito, notadamente o procedural (know-how), que compõe a maior parte do substrato cognitivo do produtor rural. Empregou-se uma metodologia composta de revisão de literatura e etapa de campo, a qual foi desenvolvida na forma de estudo de caso e levantamento, junto à Associação de Produtores de Leite de Agrolândia – APLA. Os dados foram colhidos através de entrevistas verbais e questionários escritos. Na visão de seus integrantes, a APLA constitui uma CP, evidenciando-se as dimensões de domínio, comunidade e prática. Os membros adquirem conhecimento considerado útil, empregando o em suas propriedades rurais e nas tomadas de decisão. A quase totalidade dos produtores avalia que a participação na CP melhorou seu desempenho na atividade leiteira.

Referência: SILVA, A. W. L. ; RADOS, GREGÓRIO J. V.; SELIG, P. M. . Comunidades de prática no espaço rural: construindo e compartilhando conhecimentos sobre a atividade agropecuária. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 16, p. 46-61, 2014.

Artigo completo: Comunidades de prática no espaço rural construindo e compartilhando conhecimentos sobre a atividade agropecuária

Related Posts