Blog Post

Lições Aprendidas: Agregando Valor ao Gerenciamento de Projetos

O presente estudo visa abordar questões relacionadas ao processo de lições aprendidas em projetos, tendo como foco de análise a gestão do conhecimento. O ponto de partida constituiu da seguinte questão: Sob a ótica da gestão do conhecimento, o processo de gerar lições aprendidas pode agregar valor à gestão de projetos? A partir disso, iniciou-se a busca científica para responder esta indagação, por intermédio da busca sistemática de literatura. Assim, este estudo considerou 102 artigos publicados em revistas e journals científicos, que apresentam estudos empíricos em gestão de projetos, gestão do conhecimento e lições aprendidas, encontrados nas bases de dados Scopus. Este estudo aponta: o porque, o quando e o como o processo de lições aprendidas pode ajudar a mitigar os riscos associados a projetos; obter uma melhor compreensão das atividades envolvidas; melhorar os processos de gestão do conhecimento; ter o aumento sistemático das competências dos envolvidos e; identificar a causa raiz de sucessos e fracassos, ajudando a melhoria do processo.

Referência: FERENHOF, H. A.; FORCELLINI, F. A.; VARVAKIS, G. Lições Aprendidas: Agregando Valor ao Gerenciamento de Projetos. Revista de Gestão e Projetos, v. 4, p. 197-209, 2013.

Artigo completo: Processo de Lições Aprendidas, Gestão do Conhecimento, Gerenciamento de Projeto

Related Posts