Projeto Internacional – Alemanha, Espanha, Brasil e Argentina

Um grupo de pesquisadores do NGS está participando de um projeto de cooperação internacional, financiado pela União Européia, com objetivo de discutir e desenvolver um modelo de capacidades dinâmicas para micro e pequenas empresas. Entre as principais atividades do projeto, estão o intercâmbio de pesquisadores entre os países participantes.

O projeto iniciou em Abril de 2011 com a visita do coordenador do projeto, professor alemão PhD Klaus North, à Universidade Federal de Santa Catarina para reuniões de trabalho junto ao grupo do NGS. Também participaram do lançamento do projeto no Brasil os professores argentinos Ricardo Darcio, Lopes e Juan Carlos Giba.

Segue abaixo as atividades iniciais do projeto:

Maio, Junho e Julho 2011: os alunos de doutorado Leonardo Leocádio e Maurício Uriona da UFSC/EGC/NGS estarão em Madrid (Espanha) desenvolvendo um estudo piloto (sobre as variáveis dinâmicas do modelo Intellectus) juntamente com a pesquisadora Cecíla Murcia e os professores PhD Eduardo Bueno e PhD Hermógenes Alvarez da Universidad Autónoma de Madrid/IADE.

Julho, Agosto e Setembro 2011: os alunos de mestrado André Wolf e Carolin Haner da Wiesbaden Business School (Alemanha) estarão em Florianópolis (Brasil) desenvolvendo um estudo sobre a metodologia alemã “Aprender a Crescer” (aplicada a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras), juntamente com os alunos de doutorado Alessandra Galdo, Diego Kurtz, Jaqueline Rossato, Jane Lucia e o professor PhD Gregorio Varvakis da Universidade Federal de Santa Catarina.

Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro 2011: os alunos de doutorado Diego Kurtz e Jaqueline Rossato da UFSC/EGC/NGS estarão em Wiesbaden (Alemanha) desenvolvendo um estudo sobre as capacidades dinâmicas em pequenas e médias empresas alemãs, juntamente com o professor PhD Klaus North da RheinMain University/Wiesbaden Business School.

Dezembro 2011: reunião de trabalho para discutir os avanços do projeto (estrutura conceitual e resultados preliminares) em Florianópolis (Brasil) na Universidade Federal de Santa Catarina com a participação dos professores doutores Klaus North (Alemanha), Eduardo Bueno (Espanha), Hermógenez Alvarez (Espanha), Juan Carlos Giba (Argentina) e Gregorio Varvakis (Brasil).

Informações gerais do projeto:

TÍTULO DEL PROYECTO: Competitividad sustentable de las PYMES en entornos económicos y sociales turbulentos – un enfoque de red.

DURACIÓN DEL PROYECTO: 48 meses.

UNIVERSIDADES PARTICIPANTES: Hochschule RheinMain (Alemania), Universidad Autónoma de Madrid (España), Universidad Nacional de Rosario (Argentina) y Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

FINANCIADORES: Marie Curie Actions – International Research & Innovation – European Commission.

Mais informações: projetos em andamento